Universidade promove debates sobre políticas de inclusão social

20/06/2003 17:37

No Rio de Janeiro, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, considerou inconstitucional o sistema de cotas para negros e pardos, portadores de deficiência física e alunos de escolas públicas, da forma como foi instituído pelo governo do Rio de Janeiro. O sistema foi pioneiramente adotado na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense). Na Universidade de Brasília (UnB), o sistema foi instituído e deve passar a funcionar a partir de 2004. Em Santa Catarina, a UDESC está estudando a possibilidade de adotar um programa de ação afirmativa que possa garantir maior acesso a afro-descendentes em seu próximo vestibular.

Para estimular o debate sobre o tema políticas de inclusão social, que vem gerando discussões nacionais e também em Santa Catarina, com o é o caso do destino de cotas para afro-descendentes nas universidades públicas, a UFSC promove dois debates na próxima semana. Os encontros acontecem no auditório do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Na quarta-feira, 25/6, o projeto Quartas Transdisciplinares promove o debate ‘Cotas para negros na universidade’, a partir de 19h. O encontro será coordenado pela professora Maria Elisa S. De Caro, diretora da Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá e integrante do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. O debatedor será Paulino de Jesus Cardoso, professor na UDESC de História da África e também coordenador do grupo Multiculturalismo, Educação e História de População de Origem Africana. O professor é um defensor do sistema de cotas. Participa também o professor Marcelo Tragtenberg coordenador do GT etnia gênero e classe da Apufsc

O projeto Quartas Transdisciplinares foi criado com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas no âmbito do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. A meta é atrair o público em geral para o debate de temas atuais e polêmicos, que possam ser discutidos sobre a ótica da interdisciplinaridade.

Na quinta-feira, 26/6, a partir das 19h é a vez do tema entrar em debate no encontro do projeto Antropologia e Cidadania, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. O assunto será abordado a partir do tema ‘Políticas da Igualdade e Políticas da Diferença: qual sujeito?’, contando com a participação de cinco professores da UFSC que têm trabalhado com o assunto: Sonia Weidner Maluf, Antonella Tassinari, Joana Pedro, Flávia Helena de Lima e Simone Schmidt. O projeto Antropologia e Cidadania vem sendo realizado desde agosto de 2000. Em encontros mensais, os antropólogos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSC apresentam seus trabalhos na sala multimídia do MIS/CIC, levando à comunidade reflexões e resultados das pesquisas que estão sendo realizadas pelos núcleos do programa.

Informações:

Sobre o projeto Quartas Transdisciplinares Informações com professor Rafael Rafaeli, pelo telefone 331-9405

Sobre o debate de cotas informações com:

Maria Elisa S. De Caro – elisadecaro@yahoo.com.br, fone 9972 2411

Paulino de Jesus Cardoso – paulinojfc@uol.com.br, fone 9981 6111

Sobre o Projeto Antropologia e Cidadania e o lançamento do livro No Bom da Festa, informações com a professora Antonella Tassinari, fone 331 9714 ou 232 0941