Professor Juan Carlos Mondragón na UFSC

13/03/2003 18:00

A Pós-Graduação em Literatura e o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC apoiaram a vinda à universidade do professor, pesquisador e escritor uruguaio, radicado em Paris, Juan Carlos Mondragón que participará de uma série de eventos relacionados com literatura.

O professor Juan Carlos Mondragón é atualmente Maître de Conference do Departamento de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Université Stendhal, Grenoble III, França. Têm vários trabalhos publicados e uma importante produção ficcional em francês e espanhol. Também é membro ativo do CRICCAL (Centro de investigações interuniversitárias sobre os campos culturais da América Latina) e membro da Comissão Diretiva do CELCIRP (Centro de estudos das literaturas e das civilizações do Rio de la Plata).

Informações: Professora Liliana Reales 235 1023 e 9977 6649

Agenda:

17 /3 – `Onetti e a vigília da escrita`, defesa da tese de doutorado da professora Liliana Reales do DLLE/CCE, no auditório do Bloco A do CCE (sala 130), às 15h, o professor Juan Carlos Mondragón fará parte da banca.

18 a 20 /3 – ministrará o Mini-Curso `Poesia Latinoamericana Moderna. Transfiguración y resistencia en la poesía de Pablo Neruda’. O curso será gratuito, em espanhol, aberto à comunidade e os participantes obterão certificado. Local: auditório Henrique da Silva Fontes ( Bloco B/ CCE) das 15 às 17h.

21/3 Mesa redonda sobre o escritor Juan Carlos Onetti com os professores Juan Carlos Mondragón, Lilana Reales (DLLE) e Walter Costa (DLLE) sala de eventos (Hassis) Boloco B às 15h.

27/3 : Palestra: ‘La Escritura de Roland Barthes y el gato amarillo del Abad Séguin’, às 15h na sala de eventos do CCE.

Promoção da Pós-Graduação em Literatura e Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFSC

Saiba mais sobre Juan Carlos Onetti

O novelista, contista, ensaísta, jornalista e poeta Juan Carlos Onetti nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1909 e morreu em Madri, Espanha, em 1994. É considerado um dos principais expoentes da literatura latinoamericana.

Teve uma carreira reconhecida com o Prêmio Nacional de Literatura (Argentina), Rómulo Gallegos (Venezuela), e obteve segundo lugar no concurso de contos organizado pela revista Life.

Em 1972 foi eleito o melhor narrador uruguaio dos últimos cinqüenta anos.

Escritor engajado, esteve preso no Uruguai, em 1974, por fazer parte de um grupo de jurados do semanário Marcha que outorgou premio de melhor conto a um escritor (Nelson Marra) que criticava abertamente o regime político do país.

Foi indicado como candidato para o Premio Nobel, e recebeu em 1980 o prêmio Cervantes de Literatura das mãos do rei Juan Carlos, da Espanha, país onde esteve exilado nos últimos anos de sua vida.

Em 2002 a Espanha criou um prêmio literário em sua homenagem.

Autor de onze novelas, quarenta e sete relatos, mais de cem ensaios e alguns poemas. Dentre suas obras: ‘El pozo’(1939); ‘Tierra de nadie’( 1942); ‘La vida breve’ (1950) na qual funda a fictícia cidade de Santa Maria onde transcorrem algumas de suas melhores obras : ‘El Astillero’ (1951) e ‘ Juntacadaveres’(1964).