MARUFSC 2003: primeira reunião interna da UFSC em Ciências do Mar acontece nesta quarta

18/03/2003 17:18

A primeira reunião interna da UFSC em Ciências do Mar (MARUFSC 2033) acontece nesta quarta-feira, na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. O encontro está sendo organizada por um grupo de professores de diferentes departamentos e tem como principal meta criar mecanismos que possibilitem à UFSC ganhar maior visibilidade nas atividades relacionadas às Ciências do Mar. Mais de 30 pesquisadores estão inscritos e participarão da reunião.

Um dos idealizadores do evento, o professor Jarbas Bonetti, do Departamento de Geociências, lembra que a universidade possui elevada capacitação em várias áreas relacionadas a esta temática e desenvolve pesquisas com reconhecimento nacional e internacional. No entanto, segundo o professor, ?a UFSC carece de uma instância que facilite a integração entre os diferentes grupos de pesquisa que estudam o mar e a zona costeira, o que cria uma fragmentação que só pode ser superada através de uma melhor organização institucional?.

A comissão organizadora ficou satisfeita com o retorno obtido da comunidade acadêmica e constatou que a multidisciplinaridade dará o tom do encontro. Irão participar da reunião desde professores que trabalham com temas clássicos da oceanografia, tais como sedimentos marinhos, ondas e plâncton, até pesquisadores que têm o foco em estudos aplicados, entre eles maricultura e tecnologia de alimentos. Também ampliarão o espectro temático deste encontro assuntos bastante atuais como algas tóxicas, indústria pesqueira, etnobiologia e etnografia de comunidades litorâneas, informa o professor Bonetti.

Mais informações com o professor Jarbas Bonetti, bonetti@cfh.ufsc.br

MARUFSC 2003 1a Reunião Interna da UFSC em Ciências do Mar

– 19 de março de 2003, Fortaleza de Sto. Antônio de Ratones –

– PROGRAMAÇÃO