Universidade integra produção do CD-ROM Museu Victor Meirelles

14/02/2003 13:26

Museu funciona na antiga casa do artista

Será lançado na próxima quinta-feira, 20/2, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, o CD-ROM Museu Victor Meirelles. É a primeira vez no Brasil que um museu expõe o seu acervo e possibilita visitação virtual através de recursos multimídia, para homenagear o artista no ano em que completa-se 100 anos de sua morte e

50 anos da criação do Museu Victor Meirelles. O CD-ROM Museu Victor

Meirelles é uma realização da Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que administra o Museu, e da Associação Victor Meirelles, e foi desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Além de possibilitar a visualização em detalhes de obras consagradas como Batalha de Guararapes, Degolação de São João Batista e a célebre Primeira Missa no Brasil, que tornou Victor Meirelles mundialmente famoso, o CD-ROM traz a biografia do pintor, a história da criação do Museu, e um catálogo completo com as pinturas e desenhos pertencentes ao acervo. O CD traz também uma bibliografia de referência sobre o pintor e possibilita ainda acesso a vários sites na Internet que trazem conteúdos sobre o Museu e o artista.

O ponto alto do CD-ROM é a visita virtual que é possível realizar por todo Museu, interna e externamente, por intermédio dos panoramas fotográficos em 360 graus. Com os panoramas é possível percorrer as dependências do Museu, em 10 pontos de giro em 360 graus, “caminhando” interativamente por todas as salas de exposições, conhecendo o antigo sobrado – casa natal do artista em Florianópolis, e acessando as informações disponíveis sobre cada uma das obras expostas.

Os panoramas em 360 graus, além de emprestaram dinamismo aos conteúdos do CD-ROM, remetem de certa forma aos últimos anos do pintor Victor Meirelles, que no início do século XX se dedicou à pintura de paisagens retratadas em panoramas pictóricos de 360 graus, uma técnica inovadora para a época. Curiosamente, no centenário de sua morte, a tecnologia permite que sua obra e o museu a ele dedicado possam ser melhor conhecidos através de um recurso semelhante e tão inovador quanto àquele que seu gênio criador havia vislumbrado com cem anos de antecedência.

A obra, que comemora os 50 anos do Museu e o centenário da morte de Victor Meirelles, contou com o apoio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, do MinC, e Patrocínio das empresas Eletrosul e Tractibel

Os interessados em adquirir um exemplar do CD-ROM Museu Victor Meirelles devem fazer contato com o próprio Museu, em Florianópolis, à Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis – CEP: 88010-440. Telefone: (48) 222-0692 ou pelo e-mail: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. Está disponível também uma versão impressa deste trabalho num Livro-Catálogo lançado em dezembro de 2002, em comemoração aos 50 anos do Museu Victor Meirelles.

Lançamento do CD-ROM Museu Victor Meirelles

Dia 20 de fevereiro de 2003, quinta-feira

Às 20:00 horas

Entrada Gratuita