V Encontro Internacional Fazendo Gênero de 8 a 11 de outubro na UFSC

07/10/2002 16:48

O 5º Encontro Internacional Fazendo Gênero acontece de 8 a 11 de outubro de 2002 no campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

Realizado a cada dois anos, desde 1994, o Fazendo Gênero vem reunindo pesquisadoras e pesquisadores do ramo de estudos feministas e de gênero. Este Encontro tem como tema central o Feminismo como Política, retomando a discussão sobre a centralidade da política na formação e na construção desse campo de estudos e da contribuição fundamental do feminismo nas questões contemporâneas.

Dentre as conferencistas internacionais estarão presentes: Ella Shohat, da New York University, que fará a conferência de abertura, 3ª feira, dia 8, com o tema: Diferença, exclusão e conflito. Mônica Schpun, uma brasileira, vem da Universita degli Studi di Milano e fará conferência sobre Políticas da Subjetividade, na 4ª feira, dia 9 e Françoise Thébaud da Université d`Avignon, falará sobre Encruzilhadas do Gênero e do feminismo, na 5ª feira, dia 10.

As três conferências acontecem no Auditório da Reitoria, sempre às 18h30min.

Alguns dos temas em discussão: mulheres indígenas, sexualidade e poder, imagens e narrativas, direitos reprodutivos, homossexualidade, histórias do feminismo, poética feministas e teorias feministas e de gênero.

Este V Encontro está sendo realizado graças ao grande empenho e esforços da Comissão Organizadora e equipe. Muitas convidadas, inclusive conferencistas internacionais, não puderam vir, já que o CNPq não liberou recursos para o Encontro.

Para mais informações : www.cfh.ufsc.br/fazendogenero

ou com as coordenadoras do V Encontro:

Simone Schmidt: 3319293 ramal 215 , Sônia W. Maluf: 9982 8255 e

Tânia 9982 8255