Pesquisadores da UFSC são selecionados para integrar o projeto Genoma Estrutural

11/09/2002 15:52

O Genoma Estrutural é uma conseqüência dos projetos genoma

Quatro pesquisadores da UFSC foram selecionados para integrar a Rede Nacional de Biologia Molecular Estrutural, conhecida como projeto Genoma Estrutural. O objetivo do programa, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Laboratório Nacional de Luz Síncroton, é identificar a estrutura de proteínas codificadas por determinados genes, descobrindo, assim, a função biológica desses genes. Os pesquisadores selecionados são os professores Hernán Terenzi, Boris Stambuk e Nelson Gabilan, do Departamento de Bioquímica, do Centro de Ciências Biológicas, e a professora Ana Carolina Maisonnave Arisi, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Agrárias.

O Genoma Estrutural é uma conseqüência dos projetos genoma, que vêm permitindo o seqüenciamento genético do DNA de diversos organismos. Para o professor Hernán Terenzi, os projetos genoma ofereceram um dicionário com quase todos os genes que um organismo tem, mas sem informar exatamente a função de cada um – isso porque o que define as propriedades de um organismo não é exclusivamente o DNA, são as proteínas codificadas por ele. O programa Genoma Estrutural vem exatamente para descobrir a função de alguns desses genes através da estrutura tridimensional das proteínas codificadas pelos mesmos. Conhecendo a função de um gene que esteja ligado a uma doença genética, por exemplo, é possível produzir medicamentos que inibam a ação das proteínas e evitar ou bloquear a doença.

Participam do projeto Genoma Estrutural dez equipes por todo o Brasil, sendo que cada grupo vai investigar a estrutura de diferentes proteínas. Entre as proteínas que serão investigadas pela UFSC está um transportador de açúcares e uma toxina marinha isolada de uma anêmona. A equipe da UFSC é a única em Santa Catarina a integrar o projeto Segundo o professor Hernan Terenzi, a escolha deve-se à experiência no tema, o envolvimento dos pesquisadores em projetos de biologia molecular e de bioquímica e também o fato de estarem vinculados a projetos como o Genopar, o Programa de Seqüenciamento Genômico do Paraná. Além disso, alguns membros do grupo desenvolvem um projeto na área de Bioinformática, aprovado e financiado há alguns meses pelo CNPq. A Bioinformática é uma nova área de investigação que permite a manipulação de dados do Genoma e do Genoma Estrutural com o uso de computador.

A projeto Genoma Estrutural tem duração prevista de quatro anos, incluindo investimentos em intercâmbio de estudantes e professores, formação de pessoal, compra de material de consumo e equipamentos. Na UFSC o grupo vai utilizar equipamentos já adquiridos em outros projetos mas também vai receber novos instrumentos para a pesquisa.

Apenas a última etapa do trabalho, que é a obtenção da estrutura tridimensional da proteína, não será feita na UFSC. Essa etapa necessita da luz síncroton para ser realizada e por isso será desenvolvida em Campinas, no Laboratório Nacional de Luz Síncroton, pertencente ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Informações com os professores Hernán Terenzi, Boris Stambuk, Nelson Gabilan e Ana Carolina Arisi, pelo telefone 331-9589 ou e-mails hterenzi@ccb.ufsc.br; arisi@cca.ufsc.br; gabilan@ccb.ufsc.br; bstambuk@mail.ufsc.br