Núcleo mapeia a cultura açoriana em Santa Catarina

10/09/2002 16:45

Com o objetivo de aproximar universidade e comunidade açoriana, o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC desenvolve um projeto de mapeamento da cultura açoriana catarinense. O NEA procura mapear as características e manifestações culturais luso-açorianas, formando um sistema de informações acessível a pesquisadores, pessoas da comunidade e público ligado à cultura, educação e turismo. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados na internet até dezembro deste ano, permitindo o acesso tanto regional quanto mundial, como forma de resgatar, preservar e divulgar a cultura açoriana. O projeto também prevê a publicação da pesquisa em material educativo até o final do ano, servindo de base para estudos escolares e acadêmicos.

Por meio desse projeto o NEA tem atuado ao longo do litoral catarinense realizando cursos, palestras e treinamento de professores da rede municipal e estadual do ensino fundamental e médio, para serem agentes de mapeamento. Nos últimos 8 anos, o NEA conseguiu mais de 2.800 fichas técnicas de mapeamento, preenchidas por 51% dos municípios do litoral. Cerca de 2500 pessoas, entre professores, agentes culturais e pessoas interessadas, participam dos trabalhos.

O NEA, criado pela UFSC em 1984, tem representantes de todos os municípios, fundações culturais e universidades regionais situadas no litoral. Algumas das metas são a realização do Açor (Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que este ano terá a sua nona edição nos dias 15 e 16 de novembro em Araquari), a instalação de um corredor turístico-cultural e assessorias sobre a herança cultural para prefeituras, escolas e outras instituições.

O NEA é resultado de iniciativas desenvolvidas a partir do 1º Encontro de História Catarinense realizado em Florianópolis em 1948, durante as comemorações dos 200 anos do povoamento açoriano em Santa Catarina. Informações: 331-9325 com Francisco Pereira ou 331-8302 com Joi Alves.