Núcleo de Estudos Literários e Culturais promove série de cursos `Cantatas da MPB`

26/05/2002 09:45

O setor de estudos poético-musicais do Núcleo de Estudos Literários e

Culturais da UFSC (Epom/Nelic) está programando uma série de cursos

intitulada Cantadas da MPB. Os cursos são interdisciplinares e abertos a todos os interessados. O objetivo é apresentar panoramas de fases da história da música popular brasileira a partir da articulação entre a produção poética e musical e os contextos histórico, político e cultural em um total de 15 horas-aula.

A série Cantadas da MPB é coordenada pela professora Tereza Virginia de Almeida, professora de Literatura Brasileira da UFSC, doutora pela PUC/Rio e autora de `A Ausência Lilás da Semana de Arte Moderna: o Olhar Pós-Moderno`, publicado pela Editora Letras Contemporâneas.

O primeiro curso da série intitula-se `É Proibido Proibir: Literatura e Música nos Tempos da Ditadura` e será ministrado pela Prof.a. Dra. Maria Lúcia de Barros Camargo. A professora vai abordar o tropicalismo na música brasileira em suas relações com o cinema, artes plásticas, imprensa e literatura e da ambivalente relação do movimento com o contexto político. O programa abordará, ainda, os desdobramentos pós-modernos do tropicalismo.

O curso acontecerá no recém-inaugurado auditório do prédio B do CCE/UFSC, no período de 03 a 07 de junho (segunda a sexta-feira) de 19 às 22 horas e tem o custo de R$60,00, com direito a certificado. A Prof.a. Dra. Maria Lucia de Barros Camargo é Professora de Teoria Litérária da UFSC, doutora pela USP e coordena desde 1995 o projeto Poéticas Contemporâneas do NELIC.

Nos próximos meses estará acontecendo dentro da série Cantadas da MPBo curso `Desenvolvimentismo e Dissonância: nos Tempos da Bossa-Nova` com o Prof. Dr. Antonio Carlos Santos.

Inscrições e informações: NELIC/CCE, Prédio A do CCE, térreo, sala 03,

fone 331 6602 ou Fapeu/UFSC, fone 331 8976 e 331 8767.