Dicionário de latim ganha 5ª edição e vai à Bienal

06/05/2002 18:23

O Dicionário Básico Latino-Português – cuja quinta edição, revista e ampliada acaba de sair da Imprensa Universitária – é um dos 170 títulos que a Editora da UFSC está apresentando na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A Bienal acontece até o dia 5 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O Dicionário contém mais de dez mil palavras, contemplando as de uso mais comum. Segundo o professor Oswaldo Furlan, que prefacia o dicionário, a obra “separa, por hífen, os prefixos e os radicais; e ganha, nesta edição, formatação computadorizada”. Furlan aproveita a oportunidade para defender a reintrodução do ensino de Latim a partir da 5ª série. Além de elogiar o autor e a EdUFSC pela qualidade da obra, o pesquisador observa que a nova edição comprova o interesse do público pelo léxico latino. A prova é que a EdUFSC, de acordo com o Departamento de Marketing, já recebeu centenas de pedidos.

O professor Felício Margotti, ex-diretor do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, estudioso da área, acredita que o dicionário preenche uma lacuna editorial. Acrescenta que a publicação proporciona aos estudantes e aos cultores de latinidade informações rápidas e objetivas, já que o autor conseguiu “incluir o maior número possível de verbetes comuns, não só nos textos clássicos latinos de uso escolar, mas também naqueles do chamado latim artificial”.

Padre Busarello, autor do livro, é catarinense de Jaraguá do Sul, formado em Humanidades, Filosofia e Teologia, com mestrado pela PUC, do Rio Grande do Sul. É professor aposentado pela UFSC, onde lecionou Língua Latina.Autor de inúmeras obras, entre elas, Das letras latinas às luso-brasileiras, Máximas latinas para o seu dia-a-dia. Também pela EdUFSC publicou, juntamente com o professor Furlan, o livro Gramárica básica do latim. Busarello continua firme em suas pesquisas.

Dicionário Básico Latino-Português

Raulino Busarello

EdUFSC, 2002 (5ª edição)

292 págs; R$ 10,00