UFSC dá continuidade ao segundo semestre a partir de 28/1

21/01/2002 16:40

A UFSC retoma o seu cotidiano a partir da próxima segunda-feira, dia 28, quando os alunos retornam às aulas que estiveram suspensas durante o período de greve vivido pela instituição. Segundo o professor Nivaldo Kuhnen, da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, tudo está preparado para receber os mais de 16 mil estudantes de volta. Como o semestre passado foi apenas suspenso e agora é retomado, não haverá a correria das matrículas. É só voltar e ir para a sala de aula. “Estivemos dando uma olhada nas salas, está tudo em ordem para o recomeço dos trabalhos”, enfatiza Nivaldo, esperando que não ocorra nenhum problema.

Como uma das preocupações dos estudantes é a Biblioteca, que ainda não tem uma climatização central, também há novidades. A BU deverá disponibilizar uma grande sala de estudos individuais totalmente climatizada, com lotação que ultrapassa os cem alunos. Segundo Maristela Moreira de Carvalho, pós-graduanda em História, isso vai dar outra qualidade aos estudos. “Porque estudar aqui no verão é insuportável. Eu venho, pego os livros e levo pra casa. Ficar é bastante desconfortável” . As filas de empréstimos também deverão estar menores pois o sistema, já há algum tempo, permite a renovação via Internet.

As maiores confusões podem acontecer na Pós-Graduação. Conforme o diretor do DPG, José Carlos Petrus, a volta às aulas vai depender de cada programa específico. “Teve programa que parou totalmente as atividades de aula, outros não. Então, a orientação é que cada pós-graduando faça um contato com o seu programa e verifique como vai ficar o retorno”. O diretor entende que quem parou as aulas na greve deve retornar no dia 28, mas o melhor mesmo é confirmar.